Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Feto-real

Osmunda regalis 1 970 2500

O Feto-real - Osmunda regalis - é uma planta herbácea e vivaz (vive mais do que dois anos), de rizoma horizontal, curto e lenhoso. A parte terminal da planta, revestida pelas bases foliares marcescentes, emerge muito pouco do solo.

Apresenta folhas direitas, caducas e dimórficas. Possui folhas externas estéreis e folhas internas apicalmente férteis. O pecíolo pode ser inexistente ou curto, amarelado e nu. As folhas estéreis possuem limbo bipenactissecto com os segmentos de segunda ordem oblongos e geralmente semiauriculados na base, verde claro a amarelados. A parte terminal das folhas férteis apresenta uma cor vermelho-acastanhado, com segmentos esporangíferos mais curtos e mais estreitos que os estéreis, cobertos de ambos os lados por esporângios numerosos e pedunculados.

 

Habitat

O feto-real ocorre em zonas húmidas, preferencialmente acidófilas. Também pode ser encontrado sobre cascalho à beira rio, em fendas húmidas de rochas e em subcoberto de bosques de caducifólias, quer em clareiras ou prados.

 

Distribuição

Distribui-se um pouco por todo o país, sobretudo em baixas altitudes - raramente atinge os 800 m.

 

Na Paisagem Protegida

O Feto-real é uma planta frequente nesta Área Protegida, podendo ser observado junto às linhas de água.

 

Fonte: Adaptado de Biorede.