Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Gaio

Garrulus glandarius 1 970 2500

O Gaio (Garrulus glandarius) é um dos "imitadores" que podemos encontrar entre as espécies da nossa avifauna, surpreendendo pela imensa capacidade de reproduzir outros sons.

 
Identificação

As penas azuis das asas são a característica mais fácil de detetar nesta espécie, pois contrastam bastante com a tonalidade acastanhada do dorso e peito. As asas possuem também um padrão preto e branco, tornando a combinação de cores muito visível quando se encontra em voo. O urópígio branco, a cauda preta e o bigode escuro completam as características mais marcantes deste corvídeo.

 

Abundância

O gaio encontra-se bem distribuído de norte a sul do território, sendo mais abundante na metade norte e no extremo sul. Frequenta sobretudo zonas florestais, podendo também ser visto em meio urbano, desde que aí existam árvores grandes. Pode ser observado durante todo o ano, pois é uma espécie residente.

 

Na Paisagem Protegida

Ave residente e muito abundante na Paisagem Protegida. Habita sobretudo em bosques caducifólios e mistos com resinosas, onde extrai toda a sua alimentação, como sejam as bolotas, larvas e outros insetos, além da pilhagem que move aos ninhos de outras aves.

Nos últimos anos têm-se registado um aumento do seu efetivo, devido à proibição da espécie como peça de caça.

 

Fonte: Adaptado de AVES DE PORTUGAL.