Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Aviso | Campanha de Sensibilização para a detenção responsável de animais de companhia

22 Maio 2018

Com o objetivo de sensibilizar a população para a detenção responsável de animais de companhia, a DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária iniciou em 14 de março, uma Campanha de Sensibilização para o não abandono de animais de companhia. 

Por ano, cerca de trinta mil animais de companhia dão entrada em centros oficiais de recolha. Destes, apenas 35% voltam a ser acolhidos por uma família. 

Todos somos responsáveis e todos podemos ter um papel ativo relativamente à questão do abandono dos animais de companhia. 

A DGAV alerta para as consequências do abandono dos animais, pois para além de estar em causa o respetivo bem-estar, por falta de alimentação e de cuidados de saúde, os animais podem sofrer e provocar acidentes.

O abandono de animais pode acarretar ainda riscos para a saúde humana e animal face à possibilidade de transmissão de doenças e, ou de agressão a pessoas e a outros animais. 

Os cidadãos que encontrem animais abandonados devem ter um papel ativo alertando as entidades policiais ou a autarquia local, a fim de que seja efetuada a sua recolha. 

Os animais abandonados, quando recolhidos, são alojados, nos Centros de Recolha Oficial das Autarquias, onde aguardam até 15 dias, para que o respetivo detentor os reclame. Nos casos em que estes animais não sejam reclamados, podem ser adotados, após esterilização, por pessoas individuais ou associações de proteção animal devidamente legalizadas e que tenham condições adequadas para o seu alojamento.

A decisão de adquirir um animal de companhia implica um compromisso de o cuidar ao longo de toda a sua vida, tendo a obrigação de lhes proporcionar abrigo adequado, alimentação, cuidados veterinários, possibilidade de se exercitarem, afeto e cumprimento de todas as obrigações legais próprias da espécie, tais como, registos, licenças, vacinas, treino e esterilização, quando aplicável.

Esta Campanha de Sensibilização que visa a detenção responsável e a redução do número de animais abandonados só terá o sucesso esperado com a participação ativa dos Municípios e de cada cidadão.

Não esqueça: UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO É UM AMIGO PARA A VIDA

Fonte: DGAV em www.dgv.min-agricultura.pt