Educação| 01 de Outubro de 2013
Serviço Educativo 2013/2014

O Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, criado em 2005, tem resultado no principal instrumento para a prossecução dos objetivos inerentes à orientação de gestão "Aproveitamento das Caraterísticas e Recursos da Área Protegida para efeitos de Pedagogia e Formação para o Ambiente e Mundo Rural".

O Serviço Educativo visa, por um lado, a consciencialização para a importância da salvaguarda e valorização do ambiente e do mundo rural e, por outro lado, a criação/incremento de hábitos e de atitudes de iniciativa, no dia a dia, a favor de um desenvolvimento sustentável.

Para cumprir com estes objetivos o Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima desenvolve, anualmente, um conjunto de ações/eventos de (in)formação e de educação associadas à temática do Ambiente e do Mundo Rural, direcionadas para a população em geral e, em particular, para a população escolar com maior incidência para as Instituições de Ensino do concelho de Ponte de Lima.

No final, o Serviço Área Protegida, espera contribuir ativamente, através do conhecimento transmitido e das experiências proporcionadas e, com o apoio e empenho fundamental de todos os intervenientes que se associem ao seu Serviço Educativo especialmente, professores, educadores, auxiliares e encarregados de educação, para a enorme tarefa de consciencialização e proteção do Ambiente e do Mundo Rural.

Serviço Educativo 2013/2014

Para o ano letivo 2013/2014 são várias as propostas que procuram, em grande medida, complementar e diversificar as ações de (in)formação e de educação para o Ambiente e o Mundo Rural desenvolvidas no contexto escolar.

Público-alvo:

Público em geral e, em particular:

Jardins de infância,
 Escolas Básicas 1,
 Escolas Básicas 2,3,
 Escolas Secundárias,
 Escolas de Ensino Profissional,
 Instituições de Ensino Superior,
 Instituições de Acolhimento de Seniores,
 Utentes da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO),
 Utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).

Propostas de ação:

Visitas Guiadas à Área Protegida Visitas Guiadas à AP
 Programa de Apoio às Áreas Projeto (inscrições encerradas) Áreas Projeto
 Programa de Apoio aos Projetos Escolares (inscrições encerradas) Projetos Escolares
 Atividade "Um Dia no Mundo Rural" na Quinta Pedagógica de Pentieiros Um Dia em Mundo Rural
 Atividade "Um Dia na Área Protegida" Um Dia na Área Protegida
 Espaço Ciência Divertida Espaço Ciência Divertida
 VIII Acampamento Natureza e Mundo Rural Acampamento
 Oficinas Oficinas
 Datas/Eventos comemorativos Datas e Eventos

Aceda ao texto integral para o Serviço Educativo 2013/2014 (PDF | 1 mb)

Mais Eventos da mesma Categoria de Educação
Serviço Educativo 2016/2017 | 14.09.2016
I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia | 02.02.2017
Magusto Tradicional na Quinta de Pentieiros | 11.11.2016
Exposição 'Serviço Educativo 2015/2016' | 01.06.2016
II Festival de Jardins Escolinhas | 27.05.2016

Prémio Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural-2016 | 11 Candidaturas – 3 projetos vencedores
publicada em: 29.03.2017
A edição 2016 do Prémio de "Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural", dinamizado pelo Município de Ponte de Lima, recebeu 11 projetos inovadores que apostam na valorização de produtos/recursos endógenos.