Exposição de Pintura em Azulejo 'Biodiversidade é Vida'
| 20 de Maio de 2011
Exposição de Pintura em Azulejo 'Biodiversidade é Vida'
'Biodiversidade é Vida'

No ano letivo 2010/2011 os Departamentos de Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico definiram como projeto comum a elaboração de painéis subordinados ao tema aglutinador do Agrupamento "A BIODIVERSIDADE".

Estando esta temática definida no Plano Anual de Atividades, foi desenvolvida ao longo do ano letivo, em contexto escolar.

Com este trabalho de articulação, pretendeu-se sensibilizar as crianças/alunos para a necessidade de proteger e preservar o meio ambiente em prol de uma Natureza mais respeitada e mais enriquecedora para a vida de todos os seres vivos.

Este projeto promoveu uma maior sensibilização sobre os problemas do ambiente, fomentando uma melhor consciencialização e valorização de atitudes positivas e boas práticas na proteção da Natureza.

O desenvolvimento e a concretização deste projeto contribuíram para tornar as nossas crianças/alunos mais responsáveis e pró-ativos na construção de um mundo melhor.

Departamento de Educação Pré-Escolar
Departamento do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Agrupamento Vertical de Escolas de António Feijó

Painel de Azulejos do 1.º ciclo dos CE Feitosa, Gandra e Ribeira     Painel de Azulejos da EB1 de Ponte de Lima     Painel de Azulejos do 1.º ciclo - EB1 de Souto e CE de Trovela

LocalCentro de Interpretação Ambiental
                   2.ª a 6.ª Feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
                   Sábados, Domingos e Feriados das 14h30 às 17h30.

Município de Ponte de Lima dinamiza atividades nas Bibliotecas Escolares do concelho
publicada em: 21.04.2017

Os estabelecimentos escolares do concelho de Ponte de Lima, desfrutaram de mais sessões de promoção do livro e da leitura, através do projeto Escutar, ler… imaginar e aprender, desenvolvido pela Biblioteca Municipal.

"A viagem da sementinha", da autoria de Maria Isabel Loureiro, foi a história escolhida para sensibilizar os mais novos e apelar para a importância da preservação da natureza e da defesa do meio ambiente, enriquecida com momentos musicais.

Esta atividade foi dinamizada ao longo do mês de fevereiro e março, com um total de 30 sessões, nos estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo de Ensino Básico da Ribeira, da Facha, de Refoios, da Feitosa, de Ponte de Lima, de Arcozelo, do Trovela, de Gandra, de Vitorino dos Piães, das Lagoas, de Freixo, de Poiares, de Rebordões de Souto, do Jardim-de-infância de Ponte de Lima, e ainda no Jardim-de-infância de Calheiros, no Jardim-de-infância de Brandara, no Jardim-de-infância de Cepões, no Jardim-de-infância de Arcozelo, no Jardim-de-infância Sandiães, no Jardim-de-infância Santa Casa da Misericórdia e no Jardim-de-infância Correlhã.

Bebéteca: projeto de promoção da leitura para bebés e crianças
publicada em: 21.04.2017

No próximo dia 29 de abril de 2017 a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dinamiza mais uma sessão da Bebéteca para bebés, crianças e suas famílias.

Esta sessão terá início pelas 10h30, na sala infantojuvenil, com a animação da leitura "A Pequena Bailarina".

Seguidamente dinamizar-se-á o momento musical intitulado "Passarinhos a bailar".

Para finalizar a ação, desenvolver-se-á um atelier de expressão artística denominado "Bailarina".

Para mais informações e inscrições (gratuitas e limitadas) contacte-nos através do número 258900411 ou do email biblioteca@cm-pontedelima.pt.

Memórias Partilhadas | Teatro do Montemuro | 21 de Abril ? 22h00 ? Teatro Diogo Bernardes ? Ponte de Lima

Uma Carteira Vazia, de Therese Collins
O que há na carteira de uma pessoa diz-nos muito sobre a pessoa. A escolha de uma carteira de uma pessoa diz-nos muito sobre a pessoa. Anna tem um fascínio por carteiras, não pode deixá-las sozinhas – especialmente as das outras pessoas. Se está tão fascinada por elas, por que não pode abrir a carteira da sua mãe falecida?
O Lápis, de Abel Neves
A caneta é mais poderosa que uma espada ou, no caso de Delfim, que um lápis. Com um lápis, pode-se destravar o mundo. É a espada da verdade. Pode-se transportar um navio para a segurança, pode-se tomar banho de ervas no Montemuro, pode-se colmatar uma lacuna ou esconder-se na floresta. Bem, pode-se pela mão de Delfim e com a imaginação de Delfim.
A Almofada de Penas de Cuco, de Peter Cann
Em 1966 existiam dois amigos, Adão e Fábio, que faziam tudo juntos. Em 1966 houve um Campeonato do Mundo e Eusébio agraciava o jogo. Em 1966 um dos amigos apaixonou-se. E tudo mudou. O que farias se nunca mais visses o teu único e verdadeiro amigo? O que farias para que as coisas voltassem a ser como eram antes dela chegar? O que não deves fazer é dar ao teu amigo uma almofada de penas de cuco.

textos Abel Neves, Peter Cann e Therese Collins
tradução Graeme Pulleyn
encenação Steve Johnstone
direcção musical Simon Fraser
com Abel Duarte, Eduardo Correia e Paulo Duarte
cenografia e figurinos de Sandra Neves
desenho de luz Paulo Duarte
construção de cenários Carlos Cal
assistência à construção de cenários e figurinos Maria da Conceição Almeida
direcção de produção TNSM Paula Teixeira
direcção de cena TNSM Abel Duarte
coprodução TNDM II, Teatro Regional da Serra de Montemuro
M/12 anos

Bilhetes à venda (2,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.