'Montemuro - a última rota de transumância'
| 02 de Dezembro de 2010
'Montemuro - a última rota de transumância'
Hoje em dia, subsiste ainda entre nós, uma rota transumante desde Barbeita, nos arredores de Viseu, até aos cumes da serra de Montemuro.

Todos os anos, entre os dias de S. João e S. Pedro, um rebanho de cerca de mil ovelhas, mais algumas cabras, acompanhado de pastores experimentados, cumpre uma tradição ancestral, percorrendo durante quatro dias entre montes e vales, a única rota de transumância que ainda se mantém viva.

Outros percursos e costumes estão praticamente extintos, temendo-se que a qualquer momento, Montemuro deixe de ser o destino dos últimos rebanhos que ainda praticam esta modalidade de pastoreio.

Esta mostra fotográfica, da autoria de Filomeno Silva, e apoio da Associação da Defesa do Património Arouquense, pretende dar um modesto contributo para o estudo e divulgação da última rota de transumância e sensibilizar as entidades e os organismos oficiais para a revitalização de práticas culturais que ainda se mostram benéficas, quando nos meses de verão, escasseiam pastos nas terras de origem dos rebanhos.

Visite esta exposição, no Centro de Interpretação Ambiental, todos os dias úteis das 9h00 - 12h30 e das 14h00 - 17h30. Aos sábados, domingos e feriados o horário será das 14h30 às 17h30 (14h00 às 17h00, a partir de 01 de Novembro).

Um ao Molhe | Festival Itinerante de One-Man-Bands | Daniel Catarino, Joana Guerra e Alek Rein | 1 de Abril – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima
publicada em: 30.03.2017
O Festival Itinerante de One-Man-Bands, Um Ao Molhe, regressa ao Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, no próximo sábado, 1 de Abril, às 22h00, num espectáculo que reúne três concertos distintos, a cargo de Daniel Catarino, Joana Guerra e Alek...