'A Campanha da Resina' - Exposição Temporária
| 26 de Maio de 2010
'A Campanha da Resina' - Exposição Temporária

O Município de Ponte de Lima acolhe a exposição "A Campanha da Resina" no Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Esta exposição, da autoria do professor Paulo Santiago, docente da Escola Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova, em parceria com o Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova, permite-nos conhecer as várias fases do processo de resinagem, uma das principais atividades económicas do mundo rural ao longo do século XX principalmente nas regiões Norte e Centro de Portugal.

Para a sua conceção, o autor recorreu aos valiosos préstimos dos habitantes da aldeia de Corgas, situada na Freguesia de Proença-a-Nova, e às paisagens que a rodeiam através de uma reconstituição histórico-cultural de cada fase da recolha, ilustrada com diversas fotografias dispostas em painéis, e um conjunto de ferramentas originais cedidas para esta exposição colocadas em vitrinas, bem como à exemplificação de cada fase do processo num conjunto de troncos de pinheiro dispostos ordenadamente num móvel apropriado. O conjunto é ainda apoiado por um vídeo subordinado ao tema "Vida de Resineiro" realizado pelo Professor da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, João Paulo Martins, a partir do argumento concebido pelo Sr. Marcolino Farinha Nel, colaborador precioso na instalação da exposição e um dos personagens principais do filme.

A exposição pode ser visitada todos os dias úteis das 9h00 - 12h30 e das 14h00 - 17h30. Aos sábados, domingos e feriados o horário será das 14h30 às 17h30.

Um ao Molhe | Festival Itinerante de One-Man-Bands | Daniel Catarino, Joana Guerra e Alek Rein | 1 de Abril – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima
publicada em: 30.03.2017
O Festival Itinerante de One-Man-Bands, Um Ao Molhe, regressa ao Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, no próximo sábado, 1 de Abril, às 22h00, num espectáculo que reúne três concertos distintos, a cargo de Daniel Catarino, Joana Guerra e Alek...