Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
categorias Categorias
Anfíbios
Aves
Mamíferos
Plantas
Répteis
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Março a 31 de Março
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
04 de Novembro a 02 de Abril
  Ponte de Lima em Alta 2016-2017 | 15% desconto em Alojamento
05 de Abril a 13 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Vidoeiro
02 de Janeiro de 2013
Vidoeiro
Vidoeiro

O vidoeiro (Betula celtiberica) é uma árvore caducifólia, de tronco ereto, que pode atingir os 25 metros de altura. Árvore de crescimento rápido, com boa resistência ao frio. Tem pouca longevidade, ultrapassando raramente os 130 anos.

Boa rusticidade e pouco exigente quanto à qualidade dos solos. É uma espécie colonizadora, que melhora as características do solo, criando assim condições de instalação futura de outras espécies mais exigentes.

Cultivada como ornamental, surge frequentemente em vias públicas e em jardins particulares. O contraste entre o tronco quase branco e o verde tenro da folhagem delicada é sempre aprazível em jardins públicos.

As bétulas fornecem grande número de produtos úteis como a essência de bétula que possui um aroma bastante agradável. A sua madeira, sem cernes anuais, é clara, branco a branco-amarelado, homogénea e de grão fino, tem boas características mecânicas para o torno e marcenaria, mas é pouco aproveitada em Portugal.

Características:

Folhas: As suas folhas são simples, alternas e pecioladas de forma triangular, irregularmente dentadas e acuminadas, com 3 centímetros de comprimento.

Flores: É uma árvore monoica, tem as flores masculinas dispostas em amentilhos verde-amarelados, de 3 a 6cm de comprimento. As inflorescências femininas inseridas nas axilas das folhas desses mesmos ramos são primeiro eretas e verdes.

A floração ocorre em abril e maio.

Frutos: As suas sementes são aladas para facilitar a disseminação pelo vento. Frutificação anual muito abundante entre julho e setembro a partir dos 10 anos. Um só pé pode produzir vários milhões de sementes. 

Casca: O ritidoma é liso, branco-prateado em cima e escuro na zona da base, onde surge fissurado formando placas retangulares, por vezes com ranhuras escamosas evidenciando uma cor cinzento-escuro.

 

 Na Paisagem Protegida:

O Vidoeiro é uma árvore frequente nesta Área Protegida, podendo ser observado em manchas de floresta autóctone e nas margens dos cursos de água.

 

Fonte: Adaptado de Árvores de Portugal.


Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo


Avisos
Categorias
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
13 de Dezembro
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
III Feira dos Jardins e Espaços Verdes em Ponte de Lima | 25 e 26 de março
publicada em: 21.03.2017
A vila mais antiga de Portugal é sem dúvida uma grande referência, tanto a nível nacional como internacional, no que respeita aos seus espaços verdes incomparáveis.
Seminário 'A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster' em Ponte de Lima - 21 de dezembro
publicada em: 21.12.2016
O Município de Ponte de Lima apoia a realização do Seminário "A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster", a realizar em Ponte de Lima, a 21 de dezembro.
Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a Empreitada de 'Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã'
publicada em: 15.12.2016
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a Empreitada de "Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã" tendo realizado a 13 de dezembro a assinatura do Auto de Consignação da obra, pelo valor de 208.218,18€+Iva.
Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :