Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
categorias Categorias
Anfíbios
Aves
Mamíferos
Plantas
Répteis
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Março a 31 de Março
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
04 de Novembro a 02 de Abril
  Ponte de Lima em Alta 2016-2017 | 15% desconto em Alojamento
05 de Abril a 13 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Geneta
01 de Agosto de 2014
Geneta
Geneta

A geneta (Geneta geneta) é um carnívoro de médio porte, delgado, com membros baixos, cauda muito longa, focinho pontiagudo e orelhas grandes, eretas e triangulares. Pelagem espessa onde predomina o tom cinzento, com manchas negras que formam listas longitudinais. A cauda, bastante característica, tem um tamanho semelhante ao corpo e apresenta 9 a 12 anéis negros.

Habitat:
Espécie trepadora, ocupa uma grande variedade de ambiente, desde florestas de caducifólias e mistas, a zonas rochosas. As zonas com matagal perto de cursos de água são também habitats preferenciais. A toca é feita em árvores ou em buracos entre as rochas.

Sinais de Presença:
Pegadas pequenas e redondas, aparecendo quatro dedos impressos. Deixa marcas das garras nos troncos das árvores. Os dejetos são bastante compridos, em comparação com o tamanho da geneta, pouco retorcidos e depositados em latrinas fixas, situadas em pontos altos. 

Comportamento:
Solitário e territorial, possui hábitos crepusculares ou noturnos, repousando durante o dia em buracos no interior de árvores, nas copas cerradas de árvores ou em zonas de matagal denso. As latrinas, que são utilizadas por várias genetas e durante vários anos, são usadas como veículo de marcação do território e de comunicação entre os indivíduos. A geneta é um animal ágil, que trepa e nada muito bem. Quando assustada emite gritos de alarme. 

Reprodução:
Animal poligâmico que, embora se reproduza ao longo de todo o ano, o cio é mais frequente entre fevereiro/março e julho/agosto. As crias, em ninhadas de 2 a 3 crias, nascem após 70 dias de gestação, do final da primavera/início do verão ou outono deixando a toca ao fim de 8 semanas. Aos 6 meses, são desmamadas, tornam-se independentes aos 12 meses de vida e atingem a maturidade sexual aos 2 anos
.

Dieta:
Carnívoro generalista, tem como base de alimentação os roedores e aves. Alimenta-se também de répteis, frutos e insetos, consoante as características do habitat e a altura do ano
.

Fatores de Ameaça:
Os principais fatores de ameaça estão relacionados com atividades humanas, sendo vítima de perseguição ilegal. Esta espécie é afetada pelas medidas de controlo de predadores implementadas pelas Zonas de Caça. Também a elevada densidade da rede viária é bastante prejudicial para esta espécie.

Na Paisagem Protegida:

Esta espécie é relativamente abundante na Paisagem Protegida, ocorrendo fundamentalmente em zonas de floresta e junto aos cursos de água.

Fonte: Adaptado de Azibo.


Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo


Avisos
Categorias
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
13 de Dezembro
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova Zona de Intervenção Florestal - ZIF Monte da Nó e Padela
publicada em: 28.03.2017
Encontra-se em fase de constituição, no concelho de Ponte de Lima, mais uma Zona de Intervenção Florestal, denominada ZIF Monte da Nó e Padela, abrangendo as Freguesias de Poiares, Navió e Vitorino de Piães, Ardegão Freixo e Mato, Facha...
Seminário 'A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster' em Ponte de Lima - 21 de dezembro
publicada em: 21.12.2016
O Município de Ponte de Lima apoia a realização do Seminário "A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster", a realizar em Ponte de Lima, a 21 de dezembro.
Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a Empreitada de 'Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã'
publicada em: 15.12.2016
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a Empreitada de "Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã" tendo realizado a 13 de dezembro a assinatura do Auto de Consignação da obra, pelo valor de 208.218,18€+Iva.
Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :