Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Março a 31 de Março
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
04 de Novembro a 02 de Abril
  Ponte de Lima em Alta 2016-2017 | 15% desconto em Alojamento
05 de Abril a 13 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Guarda-rios
13 de Fevereiro de 2012
Guarda-rios
Guarda-rios

O Guarda-rios (Alcedo atthis) é uma ave de patas e pescoço curtos, com cabeça e bico grandes e desproporcionados em relação ao seu pequeno corpo. Apresenta uma plumagem de cores intensas, na parte superior em tons azuis e verdes vivos, e na parte inferior em tons castanho-alaranjados. Na garganta e parte lateral do pescoço tem manchas brancas. Tanto o macho como a fêmea são idênticos, com a exceção de a fêmea ter a base inferior do bico com tonalidades avermelhadas, enquanto que no macho o bico é totalmente preto.

Voz

Tem um chamamento curto, agudo, estridente e assobiado e, por vezes, repetido, geralmente em voo. Na primavera e no outono, o chamamento é mais agressivo, com o objetivo de afastar intrusos.

Habitat

Habita cursos de água e lagos de corrente lenta e ricos em peixe, com margens propícias à nidificação. No inverno, pode também ser observado nos estuários e no litoral.

Comportamentos

Apesar de ser uma ave desconfiada e irrequieta, permanece pousada e imóvel num poleiro, durante longos períodos de tempo junto à água, procurando pequenos peixes que captura num mergulho picado.

Voo

Tem um voo rápido e direto. Executa voos rasantes às manchas de água ou à vegetação rasteira das margens. Pode ser visto a peneirar, enquanto procura alimento.

Nidificação

Nidifica em cavidades de árvores ou muros e nos socalcos arenosos das margens. Por volta do mês de janeiro, o macho começa a procurar o local ideal para construir o ninho. O ninho encontra-se, de um modo geral, no fundo de um túnel com cerca de 1 a 2 metros de comprimento. A postura é efetuada entre abril e julho. Cada casal pode efetuar 2 ou 3 posturas por ano. Cada uma destas é constituída por 6 a 7 ovos, cuja incubação dura cerca de 20 dias. As crias adquirem a sua plumagem de adulto ao fim de 10 dias sendo capazes de voar ao fim de 25 dias de idade.

Nidificação

A dieta do Guarda-rios é, essencialmente, constituída por pequenos peixes, alimentando-se também de insetos e crustáceos.

Na Paisagem Protegida:

Esta espécie protegida é residente na Paisagem Protegida. Frequenta fundamentalmente as lagoas e o rio Estorãos. 

Fonte: Adaptado de Azibo.

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo


Avisos
Categorias
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
13 de Dezembro
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Seminário 'Negócios, Investimento e Emprego: o papel dos diversos agentes'
publicada em: 27.03.2017
No âmbito do projeto "Ponte de Lima Empreende" o Município de Ponte de Lima, em parceria com Centro Europe Direct de Ponte de Lima, realiza no próximo dia 31 de março, no Auditório Municipal, um seminário sobre "Negócios, Investimento e Emprego...
Seminário 'A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster' em Ponte de Lima - 21 de dezembro
publicada em: 21.12.2016
O Município de Ponte de Lima apoia a realização do Seminário "A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster", a realizar em Ponte de Lima, a 21 de dezembro.
Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a Empreitada de 'Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã'
publicada em: 15.12.2016
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a Empreitada de "Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã" tendo realizado a 13 de dezembro a assinatura do Auto de Consignação da obra, pelo valor de 208.218,18€+Iva.
Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :