Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Março a 31 de Março
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
04 de Novembro a 02 de Abril
  Ponte de Lima em Alta 2016-2017 | 15% desconto em Alojamento
05 de Abril a 13 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Mergulhão-pequeno
25 de Fevereiro de 2011
Mergulhão-pequeno
Mergulhão-pequeno

Tachybaptus ruficollis

Como o próprio nome indica, é o mais pequeno dos mergulhões. Imediatamente identificável pela sua cabeça de forma arredondada e pelo seu pequeno bico de cor pálida. Pescoço curto, corpo atarracado e traseira levantada tipo "pompom". Coloração castanha em praticamente todo o corpo, em tons de avelã e mel, com o dorso muito escuro. 

Voz
Chamamentos agudos metálicos com crescendos e decrescendos. Não vocaliza no inverno.

Habitat
O mergulhão-pequeno prefere as águas lentas e calmas. Por essa razão, é vulgar encontrá-lo em pequenas zonas alagadas, como charcos e valas de rega. Durante a época de reprodução, procura zonas alagadas, com abundante vegetação nas margens, que lhe permite dissimular o seu ninho. Inverna em lagos com pouca vegetação, albufeiras e zonas abrigadas do litoral.

Comportamentos
É uma espécie residente, de difícil observação devido ao seu carácter discreto e selvagem. Tímido, refugia-se em juncais e caniçais, durante longos períodos de tempo.

Voo
Passa maior parte do tempo em terra e é raro observá-lo em voo.

Nidificação
Como a maioria dos mergulhões, constrói o seu ninho flutuante com plantas aquáticas, caules e caniços, amarrados a arbustos à superfície da água. A fêmea faz a postura de 5 a 6 ovos, entre abril e julho. A incubação, cuja duração é de de 20 a 27 dias, é assegurada por ambos os progenitores. Uma segunda postura, ou uma postura de substituição, pode ser realizada nos princípios do mês de agosto. As crias abandonam o ninho logo após a eclosão, acompanhando os seus progenitores nos passeios quotidianos, refugiando-se, muitas vezes, no dorso destes. São autónomos a partir do mês e meio; por esta altura, começam também a ser capazes de voar.

Dieta
É o menos piscícola de todos os mergulhões; é capaz de encontrar, mesmo em pequenas plantas aquáticas, larvas de insetos e invertebrados aquáticos em quantidade suficiente para satisfazer o seu apetite, inclusive na época da reprodução. Mergulha incessantemente na busca de moluscos e crustáceos, que são a essência da sua dieta, ficando muito pouco tempo à superfície.

Na Paisagem Protegida:

Esta ave aparece com regularidade na Paisagem Protegida, nomeadamente nas duas lagoas.

Fonte: Adaptado de Azibo.

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo


Avisos
Categorias
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
13 de Dezembro
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Seminário 'Negócios, Investimento e Emprego: o papel dos diversos agentes'
publicada em: 27.03.2017
No âmbito do projeto "Ponte de Lima Empreende" o Município de Ponte de Lima, em parceria com Centro Europe Direct de Ponte de Lima, realiza no próximo dia 31 de março, no Auditório Municipal, um seminário sobre "Negócios, Investimento e Emprego...
Seminário 'A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster' em Ponte de Lima - 21 de dezembro
publicada em: 21.12.2016
O Município de Ponte de Lima apoia a realização do Seminário "A Internacionalização das empresas agroalimentares e da InovCluster", a realizar em Ponte de Lima, a 21 de dezembro.
Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a Empreitada de 'Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã'
publicada em: 15.12.2016
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a Empreitada de "Beneficiação da Escola Básica Integrada da Correlhã" tendo realizado a 13 de dezembro a assinatura do Auto de Consignação da obra, pelo valor de 208.218,18€+Iva.
Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :